quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Oooo diazinho tenso!

Oooo diazinho tenso!
Tudo começou com uma mensagem de texto vinda do diretor da empresa onde trabalho.

Tínhamos entrado em acordo ontem de que eu iria direto para um cliente de contrato que tem uma farmacia de manipulação.

Como estava acordado previamente, nem me preocupei pois era somente auxiliar um funcionario da empresa a colocar os atalhos para acesso remoto ao servidor que esta na matriz da empresa.

Pensei, vou direto, caminhando pois é meu caminho para empresa e relativamente perto.
Ledo engano, pois recebo a seguinte mensagem já acaminho da empresa A (farmacia) às 8:27:14

Fábio.. vai direto na ferragem tal...deu algo na raid do servidor.. Leva dvd win7. obrigado.

Wow...

Volto eu para pegar o carro pois estava deslocando, caminhando para a farmacia.
No caminho ligação para saber onde eu estava, não atendi, alguem vai pagar a multa se me pegarem falando ao telefone enquanto dirijo????

Larguei o carro na garagem ao lado do destino B (ferragem) 8:50 pelo relogio.
8:51 nova ligação onde estás??? Aff... No inferno, só falta encontrar o capeta e dar um beijo nele!

Estou no cliente olhando para o dono sentado na mesa dele e o gerente da loja com o servidor aberto e um tubo de wd40 tentando , sei lá acho que tentando matar as baratas que estão dentro do servidor.

Vamos lá historico da maquina.
Um servidor com uma placa mae intel (desktopboard) - óbvio, um intel i3 , 2 hds de 500gigas sata samsung, esses comunzinhos do mesmo tipo que voce tem na sua maquina, não te apavora servidor pode ser feito até com lata de goiabada, para poder alimentar as baratinhas.

9:32 ligação do diretor da empresa, cuidado! Tens que rodar um hirensboot, para poder acessar o raid.

Aviso que revisei a bios com ctrl + I para acessar o software do raid e que verifiquei que o raid tinha desmontado e corrompido, explico que o raid esta desmontado por ter falha num dos discos. E afirmo que vou dar um re-build.

Feito, vou la dar uma revisada com o hirens se vou precisar montar o raid dos discos.
Que nada, aparece um hd vazio para o software de particionamento.

Re-inicio e os dois na salinha do servidor o dono e o gerente metendo pressão.

Vai dar para usar???, temos clientes esperando????, está aparecendo os dados?. O outro que veio levou das 7hs da manha até às 12:30 na semanda passada para resolver, será que tu resolves antes?

AHH ,Não caracas , vai tomar no seu ... e usar a poha de um abaco para somar as vendas que voce não vai poder fazer porque não tem sistema.

Se quem veio na semana passada tivesse desativado o raid pois tem um erro num dos discos voce não estava com o cu na mão, ainda pagou para te fazerem esta merda!

Voltando a triste realidade, vamos verificar como esta o backup do cliente.

Como faz o backup?

Olha no micro do gerente que é o responsavel por fazer o backup, e?
Supresa, dois dias faltando de backup, um porque ele saiu mais cedo e lógico que não repassou que tinha que ser feito manualmente por alguem. E outro seila, o cara não tem contrato comigo ele que se ferre!

Volto para o servidor, tem que ter um jeito de abrir este raid, desconecto disco, dou re-build, e nada.

Pensa cerebelo, pensa cerebelo.

Ligo para o desenvolvedor do software que tem uma base de dados em Postgresql, quais as chances de usar a base de dados com dois dias de atraso? Nenhuma me retorna!
Vamos lá de volta ao andar de cima desta vez armado com uma picareta, se esta merda não funfar vou furar ela!

10:56 Ligação da histérica da secretaria: Onde tu estás já ligaram da farmacia duas vezes, não era somente colocar a imagem do sistema operacional do servidor? Putaquepariu , explico que o diretor já tinha me ligado repassando que ele ja tinha resolvido a implementacao dos terminais da farmacia diretamente com o usuario, e com a delicadeza de um elefante numa loja de cristais, pergunto se ela tinha tentando pelo menos ligar para a farmacia repassando que teria um atraso. E...nahhhhhhhhhhh ...carrrra...

Voltemos depois de tudo isso eu não desisto, coloco o hirensboot carrego o minixp e de cara me aparece uma coisa muito estranha no hd principal da raid, uma unidade C: com 100megas e duas outras, D:\ raiz do win7 e E:\Dados?

WTF??? Não me venham com problemas ! Preciso de soluções!!

Tento copiar as pastas do servidor para o meu pen-drive, mas , nem as pastas de backup e muito menos os dados do cliente querem ir retornam erros.

Torno a dar boot com o dvd do win7 no servidor, isto mesmo este servidor é espectacular, coisa de profissional, ele tem um sistema operacional win7 em vez de um win2008, não , não me acusem a ideia não foi minha!

Coloco no modo de reparação de sistemas e nada, mas, tento rodar atraves de um prompt
de comando um chdsk /r na unidade d:\ sistemas e me aparece o culpado, vários badblocks no hd principal, Ok, vamos tentar agora na unidade de dados a E:\ roda por uns 15min e tranca.

Reboota a nave com o hirensboot, vamos ver o que acontece??
Opa novamente aparece as unidades e vou copiar nem que seja os 40 megas dos arquivos zipados do backup para o meu pen-drive.
Feeeito, conseguiiiiiiiiiiiii!!!!

Ligo novamente para o desenvolvedor.
Posso formatar este servidor com os dias de backup recuperados?
SImmmmmmmmmmmmmm!!!!

Vamos lá , tiro o hd principal e deixo somente o escravo do raid (Mirror) tomo o cuidado de antes remover no software do raid a matriz, preste atenção tem duas formas na bios da raid , uma pergunta se ele vai formatar e outra não. Use sempre a que não vai formatar!!!!!
DVD na gaveta e parada para revisar se vai formatar todas as partiçoes no hd pela instalação do Win7 , opa, aparece as partiçoes corretas, vamos lá ferro nas duas de sistema e preservo a partição D:\ dados.

Win7 instalado e backup reposto , verifico Ip para a passagem pelo modem da GVT. Firewall??? Para que???

Instalo Radmin e testo por outra estação , funciona o acesso para o servidor, removo o hd unitilizado e coloco sobre a mesa do diretor.

Fecho o maldito servidor, removo o monitor e coloco ele no chão do escritorio, que é o melhor lugar para ele ficar, certo?!

12:30 Ligação da esposa do diretor, Te manda o que tu estas fazendo ai? se tiveres que voltar avisa que vais voltar a tarde! Ok já estou saindo, mesmo, estou louco para comer os rondelis que a Danny fez!

Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, se voce acha que isto acaba por aqui??
Falta a parte do stress da tarde!

Um comentário: